A Importância dos Antioxidantes em Sua Dieta

16/11/2021

          Todo mundo já ouviu as notícias sobre antioxidantes e sua importância para uma boa saúde e nutrição adequada. Parece que quanto mais os cientistas aprendem sobre antioxidantes, mais seu valor e potencial aumentam. Os antioxidantes têm se mostrado promissores em tudo, desde a prevenção de doenças cardíacas até o abrandamento da degeneração dos olhos e do cérebro.

          Os antioxidantes atuam de maneira bastante direta. O que os torna tão eficazes é sua capacidade de neutralizar um grupo de compostos altamente reativos e destrutivos conhecidos como radicais livres.

          A produção de radicais livres é um processo normal do corpo e faz parte do processo de respirar e viver. Os radicais livres são normalmente neutralizados pelo sistema de defesa natural do corpo, tornando-os inofensivos. No entanto, qualquer coisa que enfraqueça as defesas naturais do corpo enfraquece sua capacidade de lutar contra esses radicais livres. Esses agentes enfraquecedores incluem poluição ambiental, excesso de radiação UV e até consumo excessivo de álcool.

          Quando os radicais livres não são neutralizados adequadamente, o corpo fica sujeito a danos. Os radicais livres podem danificar a estrutura e a função das células no corpo, e evidências recentes sugerem que os radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento e podem desempenhar um papel em muitas doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.

         Embora os suplementos vitamínicos contendo antioxidantes como a vitamina C possam ser importantes, não há substituto para uma dieta saudável. Estima-se que os alimentos contenham mais de 4.000 compostos com qualidades antioxidantes. Comer uma dieta saudável é a única maneira de aproveitar essas propriedades antioxidantes. 

          Além dos antioxidantes bem conhecidos, como a vitamina C e a vitamina E, alimentos saudáveis ​​como frutas, vegetais e grãos inteiros também contêm muitos antioxidantes menores. Os cientistas só agora estão descobrindo o papel importante que esses antioxidantes menos conhecidos têm em manter o corpo saudável.

          Vamos examinar algumas das fontes dietéticas das principais vitaminas antioxidantes.

Vitamina C

          A vitamina C é provavelmente a mais estudada de todas as vitaminas antioxidantes. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é uma vitamina solúvel em água encontrada em todos os fluidos corporais e é considerada uma das primeiras linhas de defesa do corpo contra infecções e doenças. 

          Como a vitamina C é uma vitamina solúvel em água, ela não é armazenada e deve ser consumida em quantidades adequadas todos os dias. Boas fontes dietéticas de vitamina C incluem frutas cítricas, como laranjas e toranjas, pimentão verde, brócolis e outros vegetais de folhas verdes, morangos, repolho e batata.

Vitamina E

          A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura que é armazenada no fígado e outros tecidos. A vitamina E foi estudada por seus efeitos em tudo, desde retardar o processo de envelhecimento até a cura de queimaduras solares. 

       Embora a vitamina E não faça milagres, é um importante antioxidante, e é importante que a dieta contenha quantidades suficientes de vitamina E. Boas fontes dietéticas deste importante nutriente incluem gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros, óleo vegetal, óleo de fígado de peixe e vegetais de folhas verdes.

Betacaroteno

          O beta-caroteno é o nutriente que dá aos flamingos sua cor rosa característica (eles o obtêm do camarão que comem). No mundo humano, o beta-caroteno é o mais amplamente estudado dos mais de 600 carotenóides que foram descobertos até agora. O papel do beta-caroteno na natureza é proteger a pele das frutas verdes, amarelas e laranja dos efeitos nocivos da radiação solar. 

        Os cientistas acreditam que o beta-caroteno desempenha um papel protetor semelhante no corpo humano. As fontes de beta-caroteno na dieta incluem alimentos como cenoura, abóbora, batata doce, brócolis, tomate, couve, couve, melão, pêssego e damasco.

Selênio

         O selênio é um dos minerais mais importantes em uma dieta saudável e foi estudado por sua capacidade de prevenir danos às células. Os cientistas veem essa capacidade de proteger as células de danos como possivelmente importante na prevenção do câncer, e o selênio está sendo estudado quanto a possíveis propriedades preventivas do câncer. 

         É importante obter o selênio de que precisa com a dieta, uma vez que grandes doses de suplementos de selênio podem ser tóxicas. Felizmente, o selênio é facilmente encontrado em uma dieta saudável. Boas fontes de selênio na dieta incluem peixes e crustáceos, carnes vermelhas, grãos inteiros, aves e ovos e alho. Os vegetais cultivados em solos ricos em selênio também são boas fontes de selênio na dieta.

          Essas informações foram úteis para você? Aprofunda-se mais no assunto para manter a sua dieta sempre em dia e cada vez mais saudável com nossos livros digitais DIETA DETOX TURBO, EMAGREÇA COM INTELIGENCIA, E-FITNESS PARA A VIDA e E-FITNESS TRAINING FULL. Os botões estão logo abaixo desse texto.

VEJA MAIS DICAS INCRÍVEIS