Como lhe dar com a Ansiedade dos Cachorros na Separação
A ansiedade de separação, também conhecida no mundo do treinamento de cães como mau comportamento na ausência do proprietário, é um dos problemas mais freqüentemente encontrados no mundo do treinamento de cães. A ansiedade de separação pode se manifestar de muitas maneiras diferentes, incluindo mastigação, destruição da propriedade do proprietário, latidos excessivos, comportamento autodestrutivo e micção e defecação inadequadas.
Os cães que sofrem de ansiedade de separação frequentemente choram, latem, choram, uivam, cavam, mastigam e arranham a porta durante todo o tempo em que seus familiares estão fora. Proprietários bem-intencionados freqüentemente incentivam inconscientemente esse mau comportamento, correndo para casa para tranquilizar o cão, mas é importante para o bem-estar do cão e do dono que o cão aprenda a lidar com longos períodos de separação.
A maneira como o proprietário sai de casa pode muitas vezes contribuir para os problemas de ansiedade de separação. Um longo e prolongado período de despedida pode piorar as coisas, fazendo com que o cão se sinta ainda mais isolado quando o dono finalmente vai embora.
Esses longos tipos de despedidas podem deixar o cão animado e, em seguida, deixá-lo com muito excesso de energia e sem nenhuma maneira de se livrar dela. Esses cães excitados e isolados costumam usar seu excesso de energia das formas mais destrutivas, como mastigar um tapete ou peça de mobília favorita.
O excesso de energia costuma ser confundido com ansiedade de separação, uma vez que os resultados costumam ser os mesmos. Se você acha que o excesso de energia pode ser o problema, experimente fazer mais exercícios com seu cão para ver se isso elimina o problema.
Se a ansiedade de separação for realmente o problema, é importante abordar as causas básicas dessa ansiedade. Para evitar a ocorrência de ansiedade de separação, é importante que o cão se sinta feliz, seguro, protegido e confortável enquanto o dono está fora durante o dia.
É importante, por exemplo, dar ao cão muitas coisas para mantê-lo ocupado enquanto você estiver fora. Isso significa fornecer muitos brinquedos, como bolas ou brinquedos para roer. Muitas vezes, um companheiro de estimação também é eficaz no alívio da ansiedade de separação. Dar ao cão um companheiro de brincadeira, como outro cão ou um gato, é uma ótima maneira para pais ocupados e animais de estimação lidarem com o estresse de serem deixados sozinhos.
Reservar horários programados para brincar, durante os quais o animal de estimação recebe toda a sua atenção, é outra ótima maneira de aliviar o tédio e a ansiedade de separação. Brincar com o cão e dar-lhe atenção e exercícios suficientes é uma forma comprovada de evitar um cão estressado e ansioso.
Um cão feliz que foi bem exercitado e bem condicionado geralmente dorme feliz e pacientemente espera pelo retorno de seu dono. É importante agendar uma dessas sessões diárias de jogo antes de sair de casa todos os dias. É importante dar ao cão alguns minutos para se acalmar após o recreio antes de partir.
Para cães que já experimentam ansiedade de separação e comportamentos inadequados associados, é importante acostumá-los a ir embora gradualmente. Certifique-se de praticar sair e voltar em intervalos irregulares, várias vezes durante o dia. Isso fará com que seu cão se acostume com suas partidas e o ajudará a perceber que você não o deixará para sempre.
Os cães que foram perdidos anteriormente, ou aqueles que foram entregues a abrigos e readaptados, geralmente têm os piores problemas com ansiedade de separação. Parte do tratamento desse problema é ensinar ao cão que sua partida não é permanente.
Essas informações foram úteis para você? Aprenda a cuidar melhor de seu bicho de estimação com nosso livro digital "O MEU AMIGO DE PATAS" e "que é um livro digital completo que ensina como cuidar de gatos e cachorros "DIETA CERTA PARA CÃES" que vai te dar uma direção para a vida saudável de seu bichinho. Os botões estão localizados logo abaixo desse texto.