Como Ter uma Dieta Balanceada Variando Alimentos
Um dos motivos mais citados para o fracasso das dietas e das tentativas de uma alimentação saudável é o tédio. Muitas pessoas simplesmente não sabem como manter uma dieta saudável interessante dia após dia, e isso pode ser um grande desafio.
Dada a enorme variedade de frutas, vegetais, grãos inteiros, carnes e outros alimentos saudáveis no supermercado local, no entanto, é definitivamente possível criar refeições nutritivas e estimulantes que manterão o tédio sob controle.
Sua chave para uma alimentação saudável
A chave para o sucesso de qualquer plano de alimentação saudável é comer o que você gosta, mas exercer moderação quando se trata de alimentos menos saudáveis. Melhorar seu nível de saúde e preparo físico não significa abrir mão daquele pedaço de bolo de chocolate, por exemplo. Significa, entretanto, limitar-se a uma única peça.
Uma dieta saudável contém todos os tipos de alimentos, incluindo carboidratos, proteínas e até gorduras. O segredo é escolher alimentos que forneçam a melhor combinação de sabor e nutrição. Afinal, se sua dieta consiste em alimentos que você odeia, você não a seguirá.
A pirâmide alimentar revisada do USDA contém cinco grupos principais de alimentos - grãos, vegetais, frutas, leite e laticínios e carne e feijão. Ao escolher os alimentos desses grupos, é importante comer uma grande variedade de alimentos de todos os grupos de alimentos. Fazer isso não só lhe dará uma grande variedade e evitará que o tédio se instale, mas também proporcionará o melhor equilíbrio nutricional.
Além dos micronutrientes amplamente conhecidos, como vitamina A, vitamina D, vitamina C, etc., todos os alimentos contêm uma variedade de macronutrientes, como gorduras, proteínas, fibras e água. Embora presentes em quantidades extremamente pequenas, os micronutrientes são de vital importância para uma boa saúde. É por isso que uma dieta saudável e variada é tão importante.
Além disso, ao escolher alimentos dentro dos vários grupos de alimentos, algumas opções são naturalmente melhores e mais saudáveis do que outras. Por exemplo, escolher leite desnatado ou 2% em vez de leite integral gordo é uma boa maneira de cortar gordura e calorias.
E escolher aves ou carne magra é uma ótima maneira de obter a proteína de que você precisa todos os dias, sem gordura, colesterol e calorias extras.
Da mesma forma, cereais e pães que levam o rótulo de grãos inteiros são mais saudáveis do que aqueles que não têm. Mesmo no mundo das frutas e vegetais, algumas opções são melhores do que outras. Por exemplo, pêssegos embalados em xarope pesado adicionam açúcar desnecessário à dieta, enquanto aqueles embalados em água ou suco fornecem apenas uma boa nutrição.
Ultimamente tem havido uma tendência de adicionar fortificação de vitaminas aos alimentos, e isso às vezes pode ser uma boa maneira de maximizar a nutrição. É importante lembrar, entretanto, que a nutrição adequada vem de uma dieta saudável, não de suplementos vitamínicos.
Não há problema em comprar cereais enriquecidos com cálcio, mas a maior parte da ingestão de cálcio deve vir do leite, laticínios e vegetais de folhas verdes.
Escolhendo os melhores alimentos
Saber os cinco principais grupos alimentares e quanto de cada um comer todos os dias é apenas parte da imagem. A outra parte é escolher os melhores alimentos dentro desses grupos de alimentos. Isso significa coisas como escolher os cortes mais magros de carne, usar substitutos do ovo em vez de ovos inteiros, escolher as frutas e vegetais mais frescos, etc.
Mesmo com frutas e vegetais, algumas opções são melhores do que outras. Algumas frutas, como o abacate, por exemplo, são carregadas de gordura e calorias. É importante verificar as qualidades nutricionais das frutas e vegetais que compra, e não simplesmente assumir que todas as frutas e vegetais são igualmente saudáveis.
Uma forma de maximizar a nutrição e, ao mesmo tempo, minimizar os custos é comprar frutas e vegetais da estação. Frutas e vegetais da estação costumam ser um pouco mais baratos do que aqueles que devem ser despachados por centenas ou mesmo milhares de quilômetros e, em geral, também são muito mais frescos.
Claro, dependendo de onde você mora, pode haver variedades de frutas e vegetais que não estão disponíveis localmente, então o nortista em busca de frutas cítricas terá apenas que observar as vendas e comprar de acordo.
Essas informações foram úteis para você? Aprofunda-se mais no assunto para manter a sua dieta sempre em dia e cada vez mais saudável com nossos livros digitais DIETA DETOX TURBO, EMAGREÇA COM INTELIGENCIA, E-FITNESS PARA A VIDA e E-FITNESS TRAINING FULL. Os botões estão logo abaixo desse texto.