Copywriter: Noções Básicas de Uma Boa Escrita
Antes de entrarmos no lado específico de tentar vender para seu público ou fazer com que eles queiram seu produto, faz sentido começar analisando a redação de forma mais geral e o que é necessário para que seu conteúdo seja considerado "bem escrito".
Escrever é arte e como sempre, arte é muito difícil de definir e julgar. A beleza está no olho de quem vê e tudo isso¼
Mas talvez a melhor maneira de julgar um texto escrito seja olhar para ele no contexto do que está tentando alcançar. Qual é o objetivo da escrita e quão bem ela completa o objetivo? Porque, em última análise, nada mais importa.
Se o seu objetivo é contar uma boa história e entreter o público, então boa escrita é escrita que consegue isso. Se o seu objetivo é transmitir uma informação específica, os leitores devem sair agora sabendo o que você deseja que eles saibam.
Portanto, a primeira coisa a se perguntar ao examinar sua cópia existente e tentar julgar sua qualidade é:
Alcança o objetivo desejado?
A boa escrita tem um objetivo específico e se propõe a alcançá-lo. A próxima pergunta que você precisa fazer é a eficiência com que ele faz isso. Se seu objetivo é ensinar a alguém o que a palavra 'bateria' significa, então você poderia publicar um dicionário no seu blog e isso efetivamente alcançaria o objetivo. Mas não seja muito eficiente¼
Pense em suas palavras como finitas ou em cada palavra como tendo um 'custo'. Seu objetivo é para aumentar seu ROI e conservar esses recursos preciosos. Portanto, se você pode dizer a mesma coisa com menos palavras, muitas vezes pode melhorar sua redação cortando o excesso.
Então, talvez você tenha a seguinte frase:
"O melhor tipo de escrita é uma escrita concisa e sucinta."
Poderíamos melhorar muito dizendo:
"A melhor escrita é concisa e sucinta."
Isso transmite exatamente as mesmas informações, mas de uma forma muito mais eficiente e maneira cinta. Isso, por sua vez, significa que é mais rápido para o leitor absorver essas informações e significa que eles estão recebendo mais recompensas com menos esforço. Também permite que você vá direto ao ponto antes que o leitor saia da página!
A próxima maneira de avaliar um texto ou cópia é perguntar:
Alcança o objetivo de forma eficiente?
Não faça rodeios com frases longas e exageradas e não tente fazer você mesmo soe inteligente ao incluir muitas palavras longas apenas por conta disso. Boa escrita não significa se exibir, é ir direto ao ponto de forma generosa e atenciosa com o leitor.
Estilo e Flare
Mas antes que você se empolgue e comece a deletar todas as palavras da sua página, tenha em mente que às vezes essas palavras excedentes não são tão estranhas quanto você pode pensar.
Porque uma boa escrita diz mais do que parece na superfície. Usando um vo- maior o vocabulário permite que você evite a repetição e crie frases que saem agradavelmente da boca, mas ao mesmo tempo, permite que você diga precisamente o que quer dizer e, simultaneamente, transmita a emoção e a ênfase que você precisa.
Dissemos antes:
"A melhor escrita é concisa e sucinta."
Que já tem um significado ligeiramente diferente do que teria se tivéssemos apenas disse:
"A melhor escrita é concisa. "
Isso agora parece implicar que você deve apenas abreviar seu conteúdo até que seja tão curto possível!
Também podemos mudar sutilmente o significado da frase de várias outras maneiras:
"Uma escrita bonita é concisa e sucinta."
"A escrita eficiente é sucinta e concisa."
"Para tornar sua redação eficaz, certifique-se de que não demore muito para chegar ao ponto."
Isso se tornará especialmente importante quando começarmos a tentar vender coisas. Para saber o quão importante, considere um famoso estudo de psicologia. No estudo, psicólogos questionaram júris enquanto discutiam um processo judicial relacionado a um acidente de trânsito. 50% das vezes, o psicólogo perguntaria:
"Quão rápido você acha que o carro estava indo quando bateu no outro carro?"
Os outros 50% perguntaram:
"Quão rápido você acha que o carro estava indo quando bateu no outro carro?"
E dependendo de como a pergunta foi formulada, os participantes realmente responderiam de forma diferente. Aqueles que foram informados que o carro 'bateu' estimariam que o carro estava se movendo muito mais devagar do que aqueles que disseram que o carro 'quebrou'. Isso foi apesar ambos os grupos vendo exatamente o mesmo vídeo e recebendo todas as mesmas informações de outra forma.
Portanto, uma mudança sutil em seu idioma pode ser o suficiente não apenas para mudar o de alguém opinião¼ mas até para mudar suas memórias!
É por isso que é tão importante escolher cuidadosamente as palavras que irão transmitir as emoções corretas e tom. Ao avaliar seu conteúdo, agora pergunte:
O uso preciso do vocabulário é congruente com o significado e o objetivo?
A escolha precisa do idioma também é importante porque pode comunicar outras coisas conscientes também. Em particular, sua escolha de idioma diz ao leitor algo sobre você.
Sempre que você fala, você revela coisas sobre você e um leitor perspicaz vai perceber isto. Se o seu tom for amigável, falador e casual; você parecerá ser tudo essas coisas e eles podem presumir que você é mais jovem ou apenas uma pessoa mais alegre.
Por outro lado, se você escrever de uma maneira muito densa, cheia de termos técnicos e jargão e sem muito humor, então você pode parecer mais profissional e profissional. Isso é o que define o tom e o estilo de sua escrita e é por isso que é tão importante.
Mais uma vez, você precisa garantir que sua escolha de estilo esteja de acordo com a mais ampla objetivos de sua escrita. Se você tem uma marca pessoal e está tentando construir um auto ciência baseada na confiança, então um estilo mais amigável e falador será apropriado.
Por outro lado, se você é uma organização B2B e está tentando vender algo muito caro e técnico; então seu estilo de escrita deve ser percebido como profissional e mais imparcial, de modo a transmitir sua capacidade de ser profissional. Usar mais jargão neste ponto também é aceitável, pois você pode presumir que o leitor tem uma compreensão básica compreensão do assunto e isso permite que você exiba seu conhecimento e experiência.
Então pergunte:
O estilo e o tom correspondem à natureza do tópico?
Fluxo e legibilidade
Por fim, pense bem sobre a forma como a sua escrita flui e como ela é legível. Isso frequentemente se resume à sua gramática e à maneira como você estrutura suas frases.
Se você seguiu as dicas deste capítulo até agora, deverá descobrir que sua escrita naturalmente flui melhor do que poderia ter acontecido anteriormente. Ser mais eficiente com o seu conteúdo, por exemplo, o ajudará a ler mais facilmente.
Da mesma forma, usar um tom mais coloquial e um estilo condizente com a web também ajudará.
Mas parte disso é difícil de quantificar. Quando fui para uma entrevista em uma revista, estava pedi para completar alguns exercícios básicos para que eles pudessem ver se eu tinha 'a voz'. De isso, eles estavam perguntando se minha escrita era naturalmente envolvente, interessante e fácil de ler.
Talvez a melhor maneira de tentar e conseguir isso é simplesmente imaginar que você estão falando com o leitor. Tente escrever da mesma maneira que falaria, para que suas escolhas de palavras são as mesmas e a estrutura,
Para de que seu tom e estilo estão corretos, imagine que a pessoa que está ouvindo- em sua palestra é o público-alvo de seu conteúdo. Então, se você está lançando um serviço de B2B vice, imagine que você está falando ao telefone com um cliente em potencial.
E se você é escrevendo conteúdo de blog sobre malhar, imagine que você está falando com seu amigo que tem perguntado como entrar em forma. Dessa forma, você descobrirá que sua escrita adota naturalmente o tom, o estilo e a estrutura certos para atender aos seus objetivos.
Esse artigo te ajudou de alguma forma? Se ainda esta faminto por conhecimento sobre o assunto de ganhar dinheiro te convido a conhecer nossos livros digitais DESVENDANDO VENDAS e COMO FALAR EM PÚBLICO E LIDERANÇA SIMPLIFICADA, os botões de acesso estão logo abaixo do texto. Sucesso!!