Bitcoin: Como é Determinado o Valor do Bitcoin

27/05/2021

       Bitcoin tem recebido uma grande quantidade de hype recentemente. É uma das muitas moedas digitais existentes hoje, que atua e funciona como dinheiro normal, mas existe inteiramente eletronicamente - como dados dentro de computadores.

       E isso pode ser meio confuso, porque se não houver nenhum material físico bitcoin:

• Como pode ter valor?

• Como você pode usar a moeda digital em um mundo físico?

       Bem, na verdade, a questão de como o bitcoin tem algum valor não está tão longe da questão de como a maior parte do dinheiro do mundo real tem valor.

       Em primeiro lugar, o Bitcoin não tem valor intrínseco real, o que significa que tem pouco ou nenhum uso para nós fora de seu contexto econômico. Mas o mesmo pode ser dito para a maioria das moedas do mundo real: o dinheiro só tem valor porque o governo que o emite diz que sim.

       Isso é chamado de "moeda fiduciária", porque seu valor não está vinculado a nenhum commodity e conta com o apoio de um governo.

       Mas, ao contrário da moeda fiduciária, o Bitcoin não tem uma autoridade emissora que lhe dê valor. Bitcoin é uma moeda descentralizada, o que significa que não existe um órgão regulador que regule sua produção e transações.

       Não responde a nenhum governo ou organização, então não há realmente um razão pela qual deveria ter valor, mas tem - e tudo pode ser reduzido a utilidade, escassez e oferta e demanda.

O valor do Bitcoin reside em sua utilidade

       Antes de discutirmos a utilidade do Bitcoin, primeiro você deve entender o básico de como funciona. Você está conectado à comunidade de usuários de Bitcoin por meio de uma rede de computadores, e os livros que o Bitcoin usa são chamados de blockchain: as transações são compiladas em blocos, que por sua vez são conectados em forma de cadeia, daí o nome.

       Os contadores são chamados de mineiros, porque o que eles estão fazendo, essencialmente, soa muito como garimpeiros que trabalham duro para encontrar ouro: eles estão trabalhando pela recompensa na forma de bitcoins, que, como o ouro, têm oferta limitada.

       Agora você sabe como o Bitcoin funciona. O que isso tem a ver com seu valor? Tudo, na verdade. O valor do Bitcoin está em sua utilidade: sua descentralização, segurança e facilidade de transação.

       Primeiro, vamos dar uma olhada no sistema descentralizado do Bitcoin. Bitcoin é projetado para que não há necessidade de nenhuma autoridade governamental para controlá-lo. Opera por meio de uma rede ponto a ponto onde todas as transações são registradas no blockchain.

      No nível mais básico, isso significaria que não está vinculado a nenhum estado e, portanto, é a única moeda verdadeiramente sem fronteiras. O que isso significa é que você pode realizar transações com pessoas de diferentes países facilmente porque você está usando a mesma moeda.

       Em um nível mais profundo, muito mais complicado, a descentralização do Bitcoin's sistema cria a possibilidade de transformar a indústria financeira.

       O setor financeiro oferece várias maneiras de simplificar as transações para facilitar de conveniência. Existem cartões de crédito e débito, transferência de dinheiro sistemas, transferências bancárias eletrônicas, etc. Mas todos esses sistemas precisam têm um intermediário para funcionar - eles precisam de uma empresa ou autoridade para facilitar a troca.

       E o que você está fazendo sempre que você faz uma transação é que você está colocar sua confiança no intermediário - que eles farão o seu dinheiro passar ou mantenha seu dinheiro seguro, entre outras coisas. 

       Há também a questão das taxas de transação, que, consideradas por transação, não é muito, mas pode acumular-se facilmente com o tempo. O que o Bitcoin faz é eliminar a necessidade desses intermediários.

       Conforme mencionado acima, todas as transações na rede Bitcoin são registradas no blockchain pelos mineiros. Enquanto a rede blockchain e mineiro tem a aparência de um corpo de governo, no sentido de que mantém o controle de todos  bitcoins existentes, ainda são de domínio público e, portanto, não podem ser monopolizados.

      Isso significa que nenhuma pessoa ou grupo de pessoas tem controle sobre a rede - o que, por sua vez, significa que os bitcoins podem permanecer totalmente transparentes e neutros em suas transações.

       Mas se não houver um órgão oficial atuando como regulador, em quem você pode confiar para garantir que as transações sejam realizadas? A resposta: ninguém. E parece ruim, mas na verdade é uma coisa boa.

      O sistema Bitcoin é projetado para operar sem a necessidade de confiança. Ver, não é simplesmente uma moeda digital, é uma criptomoeda, o que significa que é fortemente baseada em técnicas de criptografia para mantê-la segura.

      Em vez de operar com base na confiança do cliente, o Bitcoin opera usando e testei matemática (mais sobre isso mais tarde). Trapacear a rede é impossível devido ao seu ambiente público.

       Não só isso, mas o sistema é criptografado para que tentar cometer fraude exigiria uma quantidade extremamente grande de capacidade de computação, o que a essa altura terá sido mais útil se você apenas usá-lo para extrair mais bitcoins.

       O sistema de segurança, além de garantir a confiabilidade do Bitcoin transações, também garante que a identidade dos usuários Bitcoin pode ser protegido. Ao contrário dos cartões de crédito, o número da sua conta não tem nenhum valor em suas transações, que são verificadas por meio de uma chave privada e pública.

       Funciona assim: você coloca uma assinatura digital em suas transações usando seu chave privada que pode ser verificada pelos usuários da rede usando sua chave pública. As chaves são criptografadas para que a chave pública só funcione se você tiver usado a chave privada correta.

Isso significa que:

1. Sua identidade não pode ser roubada por criminosos para torná-la fraudulenta transações em seu nome.

2. Você pode optar por permanecer completamente anônimo no Bitcoin rede, o que pode ser útil para alguns.

       Por fim, os bitcoins têm a possibilidade de oferecer uma facilidade de conveniência que supera os métodos de pagamento tradicionais que já temos.

       De acordo com o site do Bitcoin, o uso de bitcoins permite "enviar e receber bitcoins em qualquer lugar do mundo a qualquer momento.

       Sem feriados. Sem Fronteiras. Sem burocracia. Bitcoin permite que seus usuários ter total controle de seu dinheiro. " Bitcoins são incrivelmente escassos

       A moeda Fiat tem uma oferta tecnicamente ilimitada no sentido de que os governos podem produzir dinheiro sempre que quiserem. Obviamente, eles não faça isso porque vai levar à inflação, então a produção e liberação de dinheiro é controlada pelo governo com base em pesquisas intensivas sobre tendências e necessidades do mercado. Bitcoin, como você deve ter adivinhado, não funciona da mesma forma.

       Como o Bitcoin é descentralizado, não há autoridade que decida quando fazer novos bitcoins. O sistema é projetado para que novos bitcoins só possam ser criados como parte de um sistema de recompensa para os mineiros.

      E a recompensa é bem merecida: a espinha dorsal do sistema Bitcoin é criptografia, ou a arte de escrever e resolver códigos que requerem uma grande quantidade de trabalho para serem resolvidos.

      Para atualizar o blockchain, mineiros de todo o mundo precisam correr para resolver um problema matemático específico chamado SHA-256, que significa Secure Hash Algorithm 256 bit.

      É basicamente um problema de matemática em que você recebe uma saída e você deve encontrar a entrada, como resolver para xey, dado que x + y = 2.

      A única maneira de resolver esse tipo de problema é por meio de suposições e resolver o SHA-256, você teria que passar por uma quantidade absurda de possíveis soluções antes de encontrar a resposta - para a qual você precisaria de um computador extremamente poderoso (para não mencionar caro).

      Os mineiros investem muito dinheiro nesses supercomputadores (bem como na enorme quantidade de eletricidade necessária para funcionar), tudo para extrair novos Bitcoins.

      Jason Bloomberg, em um artigo para a Forbes, escreve que o valor do Bitcoin é representante desse esforço: porque a mineração de bitcoins dá muito trabalho, eles tornar-se mais valioso. Portanto, o primeiro ponto para sua escassez é que os bitcoins são difíceis de encontrar. Você precisaria de um investimento considerável apenas para criar novos bitcoins.

      Mas eles são ainda mais escassos devido ao fato de que só pode haver um certo número de bitcoins existentes, que é 21 milhões. (Se vocês são me perguntando por que 21 milhões, é basicamente porque isso é o que está escrito no código fonte.)

      O limite para a produção de Bitcoin existe para garantir que o Bitcoin não sempre estar hiperinflado.

       É até projetado para ser produzido de forma constante: o sistema de recompensa sai pela metade a cada 210.000 blocos adicionados à cadeia (ou seja, a cada quatro anos), com os problemas SHA-256 até mesmo variando em dificuldade dependendo da quantidade de mineiros - mais mineiros significam problemas mais difíceis para garantir que não muitos bitcoins sejam produzidos de uma vez.

      Projetando a partir desta tendência, estima-se que o último bitcoin seja extraído em torno do ano de 2140. Para colocar as coisas em perspectiva, havia cerca de 16,74 milhões de bitcoins no momento em que este livro foi escrito. 

      Que cada vez menos bitcoins podem ser extraídos com o passar do tempo, aumenta o interesse do povo pela moeda, porque a raridade é desejável e altamente negociável.

      Isso aumenta o valor do Bitcoin, porque ele opera usando uma rede - quanto maior a rede, maior o uso que você pode obter do Bitcoin.

      A oferta e a demanda afetam o valor do Bitcoin diretamente no valor de mercado do Bitcoin, ou seja, o dinheiro que as pessoas desejam pague por ele - segue a mesma velha regra básica de oferta e demanda: uma demanda alta aumenta seu preço e uma demanda baixa o diminui.

      Antes de prosseguirmos, lembre-se de que o valor de algo é não é o mesmo que seu preço; valor é o que as pessoas percebem que vale um produto, enquanto o preço é o que eles pagam por isso. Mesmo assim, valor e preço andam de mãos dadas mão: o preço de algo está diretamente relacionado ao seu valor e vice-versa.

      Segundo artigo da Economist, a tendência de alta do preço do Bitcoin é o que leva as pessoas a investirem nele.

      As pessoas estão investindo porque acreditam que, seguindo a tendência até agora, eles seriam capazes de vender seus Bitcoins por um preço muito mais alto no futuro - que o artigo argumenta ser um exemplo perfeito da teoria do maior tolo.

      Basicamente, a teoria do maior tolo afirma que o preço de um produto é determinado não pelo seu valor intrínseco, mas pelas crenças e expectativas que os consumidores colocam no produto.

     Dessa perspectiva, o aumento do preço do Bitcoin não serve para aumentar seu valor real, mas para torná-lo irrelevante.

      O mercado está elevando o preço do Bitcoin devido à crescente crença de que valerá mais no futuro, não porque eles pensem que seu valor é aumentando com o tempo. No entanto, algumas pessoas argumentam que o aumento do Bitcoin os preços que viram no ano passado não são indicativos de que seja uma bolha.

      No próprio site do Bitcoin, ele argumenta que não é uma bolha, citando que bolhas são supervalorizações artificiais de um produto que tende a se corrigir eventualmente.

      Ele cita seu mercado relativamente pequeno e jovem como a razão para a volatilidade nos preços do Bitcoin - que "escolhas baseadas na ação humana individual por centenas de milhares de participantes do mercado é a causa do Bitcoin preço flutue à medida que o mercado busca a descoberta de preços. "

      Ele argumenta que a volatilidade dos preços do Bitcoin se deve a muitas forças, tais como:

• Perda de confiança no Bitcoin

• Uma grande diferença entre valor e preço não baseada no fundamentos da economia Bitcoin

• Aumento da cobertura da imprensa estimulando a demanda especulativa

• Medo da incerteza

• E exuberância irracional antiquada e ganância

       Como tal, o Bitcoin está argumentando que seus preços crescentes podem ser atribuídos a mais e mais pessoas descobrindo que o produto vale cada vez mais seu dinheiro com base em sua utilidade, validando assim seu valor.

       Então, em resumo: a utilidade e a escassez do Bitcoin lhe dão valor, mas seus preços parecem enviar sinais opostos sobre se é realmente valioso ou não.

       Com mais e mais pessoas começando a mostrar interesse no Bitcoin, talvez estejamos apenas arranhando a superfície de qual pode ser seu verdadeiro valor.

        Esse artigo te ajudou de alguma forma? Se ainda esta faminto por conhecimento sobre o assunto de ganhar dinheiro te convido a conhecer nossos livros digitais DESVENDANDO VENDAS e COMO FALAR EM PÚBLICO E LIDERANÇA SIMPLIFICADA, os botões de acesso estão logo abaixo do texto. Sucesso!!        

VEJA MAIS DICAS